Carnaval de Ouro Preto


         O carnaval de Ouro Preto está se tornando um dos mais procurados do Brasil devido a sua peculiaridade, atraindo muitos turistas das diversas regiões do país, principalmente dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. O que mais atrai os turistas além da maravilhosa cidade histórica é o clima estudantil que paira pelas ladeiras de Ouro Preto. “O mais legal em Ouro Preto é que até o carnaval é história. Prova disso é o Zé Pereira dos Lacaios, com mais de 140 anos de tradição, e a Bandalheira, de quase quatro décadas de vida. É bonito ver a cultura transmitida de geração para geração”.


     O desfile das Escolas de Samba de Ouro Preto é o momento mais importante do Carnaval de Ouro Preto, porque além da importante função social que as Escolas exercem em suas comunidades trazem a Praça Tiradentes muita alegria, disposição e beleza. A alegria e o improviso fizem a alegria das pessoas que assistiam aos desfiles das escolas de samba de Ouro Preto.


    A história do carnaval na cidade tem uma parte importante contada pelas agremiações. Afinal, foi com os desfiles das Escolas de Samba na Praça Tiradentes que os moradores de cada bairro passaram a aperfeiçoar a festa ouro-pretana, até que ela se tornou uma das principais do país. A partir de 1957, quando a primeira escola de samba – Império do Morro Santana – foi fundada, a folia mineira entrou em uma nova fase. Nas décadas de 1970 e 1980, os desfiles tiveram seu auge com os sambas de Vandico, Edmundo Guedes e Vicente Gomes.  Hoje, as escolas se profissionalizam tanto na confecção de alegorias, quanto na gestão de pessoas e gastos. A Lesop acredita que as escolas estão conseguindo retomar seu lugar no carnaval de Ouro Preto. “Depois de passar por várias dificuldades, a Liga conseguiu se reestruturar, graças ao apoio da Prefeitura. As escolas de samba mirins desfilam na Praça Tiradentes e as do Grupo Especial também. Os desfiles são avaliados por dez jurados, escolhidos entre pessoas do meio artístico que não tenham qualquer ligação com as escolas de samba da cidade e que morem a, no mínimo, 100 km de distância de Ouro Preto. Enquanto isso, nos barracões de cada bairro, costureiras, passistas, músicos e a comunidade em geral se envolvem nos preparativos para que tudo fique pronto a tempo, o que prova que escola de samba também é sim uma tradição mineira.


Informações para os Foliões

 

     A cidade de Ouro preto é rica em ladeiras e as ruas são feitas de pedras, portanto a escolha do calçado apropriado é muito importante para evitar acidentes e desconforto durante a movimentação (Calçados indicados: Tênis e sandálias).

     Os foliões devem comprar as passagens para Ouro Preto com antecedência (Ida e Volta). Costuma não ter mais passagens na sexta-feira e terça-feira de carnaval. Não deixem para a última hora.

   Os foliões devem entender que preservar é preciso, respeitando as leis (ex: trânsito, não urinar na rua, não roubar beijos, entre outras infrações cometidas no carnaval), ter uma conduta moral satisfatória, evitar confusões, respeitar os idosos e principalmente entender que está numa cidade histórica, ter cuidado especial com o patrimônio da humanidade, as obras de arte, manter a cidade limpa em total harmonia com a população local.


SEGURANÇA NA FOLIA

 

    Os foliões que forem em Ouro Preto durante os dias de folia, vão contar com recursos a mais de segurança. Câmeras de segurança, nos locais onde há maior concentração de público. Além do aumento na segurança, a medida visa facilitar a identificação de pessoas em caso de ocorrências.
     Durante o Carnaval, um maior número de policiais reforçam a equipe da PM na cidade. Postos de observação fazem parte das estratégias de fiscalização e proteção da Polícia Militar. O policiamento motorizado também faz parte da estratégia

     Corpo de Bombeiros, disponibilizam carros de resgate para atender emergências, além dos ambulatórios que são montados pela Secretaria Municipal de Saúde. 

   A coleta de lixo e a limpeza das ruas são feitas todos os dias logo após o encerramento das atividades. O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) ficam de plantão todos os dias. A segurança dos foliões será garantida, com presença da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. 


Ouro Preto

Sinta-se em Casa