Ouro Preto

Artesanato em Ouro Preto

Jóias e Pedras Preciosas

      O comércio de jóias e pedras preciosas é uma atividade tradicional em Ouro Preto. A diversidade de suas gemas permite a criação de jóias finas e de qualidade. No distrito de Santo Antônio do Leite, uma comunidade de artesãos desenvolve original trabalho de ourivesaria, confeccionando jóias em prata e pedras preciosas.   A Mina do Vermelhão, onde ocorre a maior concentração do mineral, nas proximidades da cidade, e a Mina do Capão, no distrito de Rodrigo Silva, fazem de Ouro Preto a capital do topázio imperial. A cidade é ainda a única produtora mundial de topázio imperial, o mais valioso entre os diversos tipos de topázio. As gemas são encontradas nas mais variadas tonalidades: do vermelho-cereja, passando pelos tons alaranjados, até o amarelo-claro. Quanto mais forte a coloração, mais cara a gema.


Pedra Sabão

   No centro histórico mais precisamente no Largo de Coimbra  encontra-se uma feira permanente de artesanato  onde  pode-se  apreciar e comprar peças  de diversos  artesões regionais.

     Em Santa Rita de Ouro Preto e  em outras localidades, como a Mata dos Palmitos, famílias inteiras dedicam-se à extração e à manufatura de objetos artísticos e utilitários de pedra-sabão, exportados diretamente para a Europa e os Estados Unidos.

  Cachoeira do Campo, outro distrito, também é um importante produtor de utilitários em pedra-sabão.



       O artesanato de Ouro Preto está entre os melhores de Minas e do Brasil. Tudo está genuinamente ligado à tradição artística da cidade. Artistas e artesãos trabalham a pedra-sabão, a taquara, a madeira, os metais e as pedras preciosas, fundamentados nas diversas expressões artísticas do século XVIII, com as quais convivem diariamente.

Sinta-se em Casa